quarta-feira, 23 de julho de 2014

Quinta carta a Matias - O protestantismo não satisfez minha demanda espiritual

Caro e nobre Matias, como estas cônscio também eu, como outros tantos, nasci e fui criado numa família protestante.

E como tal desde criança fui ensinado - gosto de dizer amestrado - a encarar a Bíblia com um respeito mais do que supersticioso.

Para minha avó a Bíblia era simplesmente o 'livro de deus' ou a palavra de deus.

Eis porque a atividade ou ato espiritual mais importante na vida do Cristão deveria ser a leitura diária da Bíblia.

Nas residências de minha avó e de suas amigas as alusões a mambré, adulão, carit, gilboa, etc eram quase que diária. Eu no entanto deseja saber quem ou o que era Deus e quem ou o que era Jesus, e aspirava por um resposta tão exata quanto convincente...

Aqui a ciência bíblica do protestantismo desamparava-me por assim dizer e até lançava-me poeira aos olhos.

Pois se numa determinada passagem dávamos com uma alusão bastante clara as pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, logo aparecia algum irmão relacionando a pessoa de Jesus com o arcanjo Miguel, mais logo outro intérprete apresentava o Espírito Santo como o poder ou a força ativa do pai, e assim por diante... assim para uns o Filho era inferior ao Pai, para outros era adotado...

É verdade que muitos professavam a doutrina da Trindade. No entanto o máximo que podiam fazer é declarar em seu próprio nome que acreditavam na igualdade das três pessoas, em nome da Congregação não podiam nem ousavam faze-lo porque outros tantos fiéis professavam o unitarismo, o subordinacionismo, o diteísmo ou mesmo (pasme) o sabelianismo ou modalismo; era um saco de gatos e ninguém ali se entendia.

Grosso modo as visitações do espírito santo, tanto lá como da AdD evitavam lançar qualquer luz a respeito da alta teologia. Jamais assisti qualquer comunicação divina a respeito da Trindade, das duas naturezas de Cristo ou de qualquer artigo de fé tanto mais 'complicado'. Grosso modo as comunicações divinas ou profecias abordavam apenas costumes como o emprego ou não do véu, o jejum, a oração, os milagres, etc

Eu no entanto, que esperava respostas contundentes a respeito de Deus e de Jesus Cristo, apenas tinha acesso a hipóteses, opiniões, palpites e interpretações de caráter individual. Ninguém na CCB jamais ousou ensinar-me algo a respeito de Deus ou de Jesus Cristo, digo a doutrina da Santa Trindade ou a fé nicena, em nome de Deus, como algo sagrado e indubitável.

Mesmo entre os assembleianos daquela geração o tema produzia controvérsias intermináveis. Entre aquela gente a Trindade era tão sabida quanto pelos fiéis da igreja romana, a diferença é que os papistas afirmavam a crença na Trindade como divina porque os padres ou presbíteros diziam que era divina e de modo geral não ousavam - digo os praticantes - po-lo em dúvida. Entre os protestantes no entanto, devido ao vezo de livre interpretar, a incompreensão a respeito deste dogma não poucas vezes conduzia a dúvida e a negação.

Mesmo quando os pastores mais intruidos e os líderes que haviam cursado rudimentos de teologia, ousavam afirmar a doutrina nicena em alto e bom som, era em seus próprios nomes que o faziam porque entre aquela multidão de estudantes da Bíblia, ou melhor de traduções bíblicas, não havia uniformidade e só se ousava falar banalidades - sobre milagres, curas, véu, jejum, moralidades, etc - em nome de Deus, ficando a doutrina Cristã em termos de alta teologia pura e simplesmente largada...

De fato é incrível como as opiniões dos livre examinadores, mesmo pertencentes as mesmas seitas, variam quando o assunto é Deus e Jesus Cristo i é o mais importante, o vital, o fundamental...

Eu no entanto esperava que alguém, com autoridade divina, em nome de Cristo ou da Igreja me comunicasse a Verdade revelada em sua integridade e plenitude.

Ora esperar isto do protestantismo caro Matias é como esperar figos dos espinheiros ou geada no deserto. É esperar que a cortiça afunde ou que o saci cruze as pernas...

Assim a cada pergunta em termos de doutrina ouvia a mesma resposta: Abra sua Bíblia e leia, busque na Bíblia, procure na Bíblia, etc

Eu desejava a Verdade que o Mestre trouxe ao mundo em termos claros e objetivos e os protestantes me aconselhavam a interpretar um livro!!! Ou seja tirar MINHAS próprias conclusões fazendo uso da razão em termos puramente naturalistas!!!

Não podendo oferecer a seus membros a posse segura da Verdade o sistema luterano ilude seus adeptos declarando que com a Bíblia nas mãos cada indivíduo é capaz de ter acesso a Revelação divina.

Isto no entanto, caro Matias, é uma mentira.

Pois Jesus não veio como escravo da letra com um livro nas mãos fazendo interpretações!

Tampouco pos ele mesmo a Verdade divina num livro, escrevendo-o!

E não deixou qualquer mandamento no sentido de seus seguidores distribuírem ou lerem livros.

Jesus jamais regulamentou a exegese, a hermenêutica, a crítica literária, etc

Ele simplesmente abriu sua boca e DECRETOU com AUTORIDADE, o que ouvia do Pai que estava com ele e nele.

E enviou seus apóstolos para que do mesmo modo, oralmente, ensinassem as nações EM SEU NOME i é com autoridade divina e infalível.

Paradoxalmente tais informações são extraídas justamente da palavra escrita ou seja do Santo Evangelho. É ele mesmo, o Santo Evangelho, a palavra Escrita, a única suficiente Bíblia Cristã, que nos envia a autoridade apostólica, a Igreja, a tradição, etc da qual os protestantes por puro capricho afastam-se.

Abra seu Evangelho e lerá: IDE A IGREJA E QUEM NÃO OUVI-LA SEJA TIDO COMO PAGÃO OU PUBLICANO.

Mas eu prefiro ouvir o pastor fulano de tal que prega em nome da Bíblia, de Moisés, de Davi, de Salomão, de fulano ou Beltrano! Assim seja, mas saiba que negando-se a ouvir a Igreja apostólica fundada por Jesus Cristo você não passa de um pagão ou publicano.

Nós temos a Bíblia! Declaram jactanciosamente os pastores!

Fiquem com ela, devemos dizer-lhes! E façam bom proveito!

Nós temos o testemunho claro do Evangelho que é a palavra de Jesus Cristo e segundo este testemunho todos os protestantes da face da terra, mesmo sendo milhões, não passam de pagãos ou publicanos com Bíblias nas mãos!

Mas como você, Ortodoxo petulante!, ousa declarar que somos pagãos e publicanos se temos uma Bíblia???!!!???

Por que vocês estão contra a Igreja, por que não ouvem a Igreja, por que resistem a Igreja, por que amaldiçoam a Igreja MESMO SABENDO QUE JESUS CRISTO DISSE: IDE A IGREJA, E QUEM NÃO OUVI-LA SEJA CONTANDO COMO PAGÃO OU PUBLICANO!

Caro Matias Jesus bem poderia ter dito: IDE A BÍBLIA ou LÊDE AS ESCRITURAS! INTERPRETAI AS ESCRITURAS e assim, esmagado por toda eternidade o espírito Católico! E NO ENTANTO ELE, COMO BOM ORTODOXO, DIZ: IDE A IGREJA!!!

Ora os protestantes não vão a Igreja dos Bispos, que são os legítimos sucessores dos apóstolos. Eles OUSAM JULGAR A IGREJA QUE DEVERIA JULGA-LOS E DECLARAM-NA HERÉTICA!!! Logo... não passam de pagãos e publicanos com Bíblias!!!

Mas eles são tão convictos! Os muçulmanos também caro Matias, os muçulmanos também!

Convictos mas equivocados!!!

Veja bem caro Matias, eu solicitei do protestantismo um veredito divino!

Desejava saber nitidamente o que crer em nome de Jesus Cristo! Aspirava por uma regra de fé simples, clara, objetiva... e fornecida em nome do Mestre ou da Igreja fundada por ele...

O protestantismo no entanto apenas me oferecia interpretações pessoais: de N, de Z, de X...  ou me mandava inferir verdades a partir da Bíblia e compor meu próprio credo.

Eu no entanto, como tantos e tantos outros SABIA SER COMPLETAMENTE INCAPAZ DE EXTRAIR INFALIVELMENTE A DIVINA REVELAÇÃO DE UM LIVRO FAZENDO USO DE MINHAS FACULDADES NATURAIS! ENTÃO SABIA QUE A PROPOSTA QUE ME HAVIA SIDO FEITA PELO PROTESTANTISMO ERA INVIÁVEL!!!

A homem algum é dado produzir infalivelmente o mesmo corpo doutrinal uma única vez comunicado por Jesus Cristo aos apóstolos a partir da leitura da Bíblia, de inferência racional ou crítica literária.

A crer no protestantismo não teria eu acesso a verdade divina que Jesus Cristo veio comunicar aos mortais!!!

Então para alcançar a verdade eterna em sua plenitude tive de questionar o protestantismo e de duvidar dele.

Tive de perceber que o livre exame, é e sempre será um recurso puramente humano ou natural, na dependência de técnicas como hermenêutica, a exegese, a crítica histórica, etc

Acontece que por meio de recursos naturais não se obtém ou restabelece algo que tenha sido divinamente comunicado.

Assim pela leitura da Bíblia, pelo livre exame ou pela crítica literária não podemos ter acesso a doutrina Cristã, aos dogmas, aos artigos de fé entregues pelo divino e abençoado mestre aos doze apóstolos.

Então nós nos resta mesmo aproximar-se duma Igreja histórica ou apostólica que fale com autoridade ou que revindique um ministério infalível.

Nossos adversários certamente dirão: MAS ESTA IGREJA É APÓSTATA OU CORRUPTA.

Que lhes responderemos caro Matias?

Com o Evangelho escrito em mãos lhes diremos: AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO DELA, ESTOU CONVOSCO EM TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!!!!

Mas prevalecerão insistirá nosso protestante!

Então vá lá disputar, brigar e gritar com Jesus!

Nós ORTODOXOS somente, cremos em Jesus; porque cremos na vitória ou infalibilidade da Igreja...

Os protestante creem apenas até a metade ou certo ponto.

Pois declaram: de fato a Igreja foi pura até o século X, depois apostatou...

Acontece que a consumação dos séculos não se deu no século X...

Jesus no entanto prometeu sua assistência a Igreja até a consumação dos séculos.

De fato - responder-nos-a o pastor - ele sempre esteve conosco e jamais nos abandonou, no entanto apesar de sua permanência conosco, a Verdade foi obscurecida pelo erro...

Tanto pior para a fama do Mestre se estando ele conosco permitiu que a Verdade por ele revelada fosse obscurecida, quando era dever e obrigação sua mante-la como coisa preciosa. Assim se poder não lhe faltava só nos resta concluir que lhe faltou responsabilidade!!!

POSTERIORMENTE O PRÓPRIO JESUS RESTABELECEU A VERDADE!

A menos que o amigo se tenha feito mórmon ou SUD segundo a doutrina dos protestantes quem restaurou a verdade perdida foi o frade alemão Martinho Lutero e não Jesus Cristo, que viveu na Judéia dezesseis séculos antes... entre um e outro vai larga distância.

Já por que Jesus declarou - na pessoa de seu apóstolos amado - que EM ASSASSINO ALGUM SUBSISTE A VIDA ETERNA, enquanto Lutero foi assassino confesso de milhares de camponeses além de ter estimulado a matança de judeus e anabatistas... BELO APÓSTOLO ESTE QUE ESCREVE A VERDADE COM SANGUE!!!

Por outro lado se a verdade não foi digna de ser mantida ou conservada pelo supremo poder para que se dar ao trabalho de restaura-la???

Vai ver que Jesus não gostava dos medievos ou dos orientais (só dos nórdicos ou yankes destes últimos séculos)! Ops ELE NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS!!!

Uma vez que Jesus comprometeu-se expressamente a proteger a Igreja e a manter a verdade revelada, postular o obscurecimento da Verdade implica culpabilizar Jesus...

A verdade foi eliminada pelos homens no decorrer da Idade Média! Belo deus este que permitiu a eliminação da Verdade após ter se manifestado na carne mortal com o objetivo de comunica-la!!!???

Um a um todos os raios que o protestantismo lança sobre a fronte da Igreja visando fulmina-la atingem em cheio a fronte de seu fundador. A estar certo o protestantismo com sua apostasia e eclesiofobia nosso Mestre bem teria tido a morte que mereceu...

Assim diante das milhões de interpretações beligerantes, antagônicas e contraditórias a respeito do sentido da Bíblia, que chegam a formar um labirinto ainda maior do que o de Creta, tem sorte aquele que no decurso de sua vida topa com o ministério de sucessão apostólica e com a tradição Cristã imaculadamente conservada pela Igreja ortodoxa ou ainda que fragmentariamente mantida pelas igrejas anglicana e romana. Este adquirira para si e os seus sólido embasamento para o exercício da fé sóbria e esclarecida nos mistérios divinos e saciará seu coração!

Que nosso testemunho sirva de modelo para ti nobre e jovem Matias; e possas conservar-te incólume na posse da fé ancestral mesmo face ao insidioso ataque das seitas! Que a sempre Virgem e Imaculada Mãe de Nosso Verdadeiro Deus Jesus Cristo nos assista sempre! COM TODOS OS SANTOS VITORIOSOS TE AUGURAMOS PAZ E BEM!





Nenhum comentário:

Postar um comentário