quinta-feira, 31 de julho de 2014

Oitava carta a Matias - Judaísmo antigo, episcopalismo, protestantismo e a prática do espiritismo

Retomo aqui as questões que me foram enviadas na tua última carta.

De fato até vinte anos passados serviu-se a apologética protestante da apologética papista com o intuito de dar combate ao espiritismo. Curioso o fato de que a igreja romana tenha fornecido quase toda munição com que os líderes protestantes tem atacado as hostes kardequianas aqui no Brasil...

Diríamos que a Igreja romana mais uma vez 'meteu os pés pelas mãos' na medida em que concentrou seu fogo contra um adversário conciliador e respeitoso - o espiritismo - enquanto seu supremo adversário - o protestantismo - lançava-se ferozmente contra ela ao invés de dispersar suas energias.

Grosso modo todos os esforços empenhados por Klopembourg, Zioni, Soares, e outros 'espiritólogos' papistas, redundaram em proveito da propaganda protestante, e por dois motivos:

Antes de tudo porque desastrosamente deram vezo a judaização... e em seguida por que comprometeram a doutrina do sinergismo.

De fato não tem nem tinha o papismo (ou a Ortodoxia) como mover guerra a evocação dos mortos ou a prática do espiritismo sem recorrer aos escritos judaicos e de certo modo po-los em pé de igualdade com os escritos gregos do Novo Testamento. O que em certo sentido e de certo modo supõe a venenosa e nociva doutrina da inspiração plenária e linear... destarte toda esta apologética oportunista e viciada, posta em circulação pelo clero, tende a descambar no biblismo e a destruir - por reversão - toda nossa teologia episcopaliana.

Não sabem os papistas e ortodoxos que brincar com o antigo testamento e fortalecer sua autoridade é como brincar com fogo. SAIR DO TERRENO DO EVANGELHO OU DA ARENA NEO TESTAMENTÁRIA É SUICÍDIO PARA A ORTODOXIA!!!

No frigir dos ovos quando os Ortodoxos e papistas põem-se a citar os supostos decretos de Moisés contra os necromantes, dão plena razão aos protestantes quando estes põe-se a citar o preceito do Decalogo contra o culto que tributamos as imagens do abençoado Salvador, de sua mãe, dos apóstolos e dos mártires...

No entanto Ortodoxos e papistas sabem ou deveriam saber e muito bem que nossa lei não é a de Moisés mas a de Jesus Cristo contida no Evangelho. A lei mosaica dada foi aos judeus por seus mestres e doutores, a lei Cristã e Católica esta foi consignada no Evangelho e decretada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

A lei de Moisés é de origem étnica e puramente humana. A lei de Jesus Cristo apenas é celestial e divina!

Ignorar este mistério divino é fazer do Catolicismo Ortodoxo uma seita israelítica ou um ramo do judaismo...

Grosso modo podemos dizer que os decretos de Moisés não tem validade alguma para a igreja de Cristo! Isto é tão certo que não fazemos reforma agrária de jubileu a jubileu, que não nos abstemos de animais 'imundos', que semeamos diversos grãos no mesmo veio, que misturamos diversos tipos de tecido, que não aborrecemos a nudez, raspamos nossas barbas, etc, etc, etc VIOLANDO POSITIVAMENTE CADA UMA DAS LEIS DADAS A CASA DE ISRAEL...

Então a que propósito vem estas normas e regulamentos baixados pelo templo contra a necromancia??? A PROPÓSITO ALGUM. Nada disto faz parte da Revelação Cristã ou da lei divina... DO CONTRÁRIO TODOS OS CRISTÃOS EPISCOPAIS SERIAM RÉUS DE PECADO POR CONSUMIREM STROGONOFF OU GALINHA A CABIDELA!!!

Deitar pedras a prática do espiritismo todos querem, porque é demasiado fácil... preparar ou consumir alimentos Kosher não querem... e apelam a liberdade de Jesus Cristo!

Mas em que parte do NT Jesus ou os apóstolos citaram e validaram os mandamentos de Moisés contra a necromancia??? EM PARTE ALGUMA!!!

Jesus jamais confirmou ou manteve de pé as tais normas ou regulamentos anti espiritas!

E no entanto toda teologia Ortodoxa esta firmada sobre este princípio: TUDO QUANTO FAZIA PARTE DA LEI MOSAICA E NÃO FOI EXPLICITAMENTE CONFIRMADO OU VALIDADO POR JESUS CRISTO OU PELOS APÓSTOLOS REVOGADO FOI!!! Dai a especificidade da teologia Católica ou episcopal....

Os sectários protestantes, com base da periculosa doutrina da inspiração plenária e linear é que costumam supor o oposto: Que tudo quanto não foi explicitamente revogado por Jesus permanece de pé. O que de imediato confere ao sistema Calvinista um sabor judaizante ou a conotação de um ramo do judaísmo.
A Ortodoxia no entanto não encara a si mesma como um ramo do judaísmo, mas como uma Revelação divina e auto suficiente, apenas anunciada - no que diz respeito a manifestação do Revelador - em parte pelos profetas judeus...

Agora os protestantes não levam seus próprios princípios muito a sério porque Jesus Cristo jamais revogou o regulamento do estupro, o regulamento da semeadura dos grãos, o regulamento dos tecidos e do traje, o regulamento da barba, o regulamento da nudez, etc OS QUAIS DE MODO ALGUM SÃO POSTOS EM PRÁTICA POR NOSSOS 'BÍBLICOS' ou profetas...

Muito menos pelos Ortodoxos e papistas, os quais segundo nossos sectários protestantes vivem como verdadeiros pagãos ou seja sem consideração das práticas e costumes judaicos. Bem, melhor viver segundo a lei espiritual e eterna do amor e da justiça como os nossos do que reeditar as leis dos escribas e fariseus com dois pesos e duas medidas ou seja até onde nos agrade...

Com razão os espiritas teem convidado papistas e protestantes, que contra eles recorrem a lei de Moisés, a usarem emblemas e filactérios - uma vez que Jesus jamais aboliu oficialmente seu uso! - ou permitirem que os pobrezinhos respiguem nas beiradas de suas fazendas... Isto porém eles não querem!!! E declaram peremptoriamente que é de Moisés e não de Jesus! Acontece que Jesus jamais revogou as leis suntuárias dos judeus e que tampouco repetiu as condenações a necromancia...

Conclusão: Não pode o Cristianismo Ortodoxo condenar a prática (dizemos prática e não doutrina!!!) do espiritismo ou da evocação dos mortos sem tornar ao pocilga de Moisés e judaizar! Todo vezo anti espirítico é empréstimo da sinagoga e não parte efetiva da revelação Cristã! É ganga farisaica e não Catolicismo! Que o protestantismo nela deite e role é absolutamente compreensível... que o Catolicismo imite-o em sua apologética sumamente catastrófico!

É como se o Catolicismo tivesse dito a seus filhos: Ide ao antigo testamento para julgar o espiritismo... em seguida vem o pastor e declara: Servi-vos dele para julgar o Catolicismo> IDE A BÍBLIA... e pronto, o estrago esta feito! Pouca coisa conseguiria o protestantismo, de concreto, contra a ortodoxia; no Evangelho... O Antigo testamento no entanto constitui seus arsenal. Destarte todo e qualquer recurso a ele em matéria de teologia Católica ou de apologética deveria ser proibido ou cautelosamente empregado!

Foi a infeliz ideia dos Klopembourg, Zioni, Soares, etc de recorrer a Moisés E APADRINHA-LO COM O 'ESTA ESCRITO' que acabou revertendo contra o papismo e causando toda esta situação de apostasia generalizada! Ora as seitas judaizantes colhem os louros da vitória e pretendem já tudo subverter e instalar a teocracia!

Deve a Igreja firmar-se prioritariamente sobre o Evangelho e em seguida sobre a pena apostólica que é fundamento sólido, rochoso e divino e não sobre a areia movediça das leis judaicas, que é fundamento humano e perecível.

Implica isto admitir ou aceitar cabalmente a prática do espiritismo com fins éticos ou imediatistas?

É até possível.

Implica no entanto que prática da evocação dos mortos deva ser julgada segundo o critério da racionalidade e que, na medida em que NÃO SE IMISCUA EM TERMOS DE DOUTRINA CRISTÃ CATÓLICA - mantendo-se no plano da prática apenas - SEJA TOLERADA OU MESMO DIRIGIDA E FISCALIZADA PELA IGREJA... Afinal é sempre melhor dirigir e fiscalizar do que pura e simplesmente condenar.

O problema como já dissemos é a doutrina espirita (kardecista) ou melhor dizendo parte dela, a parte concernente a Cristologia ou a doutrina de Jesus Cristo e dos Sacramentos. A disputa entre protestantismo 'ortodoxo' e espiritismo é muito mais 'ampla' e grave... Em que pese o arianismo comunicado ao espiritismo pelo protestantismo liberal há mais traços ou pontos em comum entre as doutrinas Ortodoxa e espírita do que se supõe.

Seja como for a questão entre Catolicismo e espiritismo é mais de doutrina ou fé do que de prática.

Nem ignoramos que o Bispo Theodoro Santabarenos, aliado de S Fócio; tenha exercido espiritismo e por isso sido acusado pelos apóstolos da judaização... Nós simplesmente não damos demasiada atenção aquilo que por assim dizer não altera a doutrina imaculada e pura... O protestantismo no entanto, com ser recurso ao antigo testamento e sua reforma judaizante, este sim iniciou a demolição da Santa e pura doutrina! Sendo por isso mesmo muito mais perigoso e nefasto que o espiritismo.

Quando o espiritismo declara a Santa Igreja de Cristo apóstata limita-se como sempre a repetir o que ouviu dos instrutores protestantes... No protestantismo apenas encontra a igreja sua total inversão ou negação! Especialmente porque ele finge manter a doutrina da Encarnação (TAJASSUD) enquanto simultaneamente repudia as decorrências deste Santo Mistério: a vida sacramental, a maternidade divina, as ícones, as obras, etc

O espiritismo como o protestantismo liberal, não assume o mistério. O protestantismo Ortodoxo é muito mais culpado, pois assume-o mas recusa-se a leva-lo adiante... A Ortodoxia ou o Catolicismo é o desenvolver e o frutificar do mistério da Encarnação do Verbo no mundo material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário